Google AdWords: como funciona

Ok, então isso significa que basta eu fazer o pagamento e magicamente vou aparecer para todo mundo que tem fit no mercado?

Mais uma vez, não é tão simplório.

O Google AdWords funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. O diferencial é que no AdWords nem sempre a maior oferta ganha.

O Google combina também alguns fatores de qualidade para classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank.

Resumindo, não basta pagar mais. É preciso que seu anúncio seja realmente bom.

Como o Ad Rank é composto?

De forma simples, o Ad Rank é composto por:

Índice de qualidade (IQ) X Lance (CPC máximo).

Isso quer dizer que, mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores do que o seu, o seu anúncio poderá se destacar caso o índice de qualidade seja superior.

Como o índice de qualidade é calculado?

O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota que vai de 1 à 10.

Essa nota, junto com o lance, é o que vai determinar a posição de seu anúncio para a palavra-chave e segmentação definida.

Os componentes do índice de qualidade são:

  • CTR;
  • Relevância;
  • Página de destino.

Para saber mais e como conseguir um índice melhor, leia o post Como o Índice de Qualidade afeta o desempenho de sua campanha no AdWords?