IPTV é um termo que se refere à distribuição de sinal de televisão via protocolo IP. Ou seja, Internet. Embora tecnicamente funcione como o streaming, a IPTV oferece algumas diferenças, como vantagens técnicas de garantir entrega de imagem e som de qualidade e boa performance, mesmo que a sua conexão atinja os requerimentos mínimos de performance de vídeo.

Também permite consumo sob demanda, em que você escolhe os horários para  ver seus filmes e séries, estamos constantemente inserindo novos conteúdos.
A IPTV está associada ao consumo principalmente em aparelhos de TV e set-top-boxes, embora seja possível acessar sinais de TV do tipo em computadores e outros aparelhos de celular com software de IPTV.

O grande diferencial de uma IPTV diante de um canal de TV que você pode simplesmente assistir ao vivo pelo navegador de Internet está no fato de que, em geral, o sinal da TV via Internet é distribuído em redes próprias, isoladas da vastidão da Internet e com servidores balanceados. Esse diferencial garante mais performance ao IPTV.